logo radio web ufpa

 

“Música Popular: do gesto ao canto” é o projeto de extensão em destaque esta semana no UFPA Comunidade.

A necessidade de institucionalizar o canto popular na Escola de Música da UFPA motivou o surgimento do projeto anteriormente denominado “Introdução ao Canto Popular”, um trabalho que deu origem ao primeiro curso técnico nessa área no norte do Brasil.

Coordenado pela professora Joelma Silva Bezerra, o projeto proporciona noções básicas de técnica vocal e também de performance na apresentação. “Nós preparamos o corpo e a voz dos integrantes, justamente para desenvolver o potencial artístico deles nessa performance de palco, um artista completo. Então ele domina corpo, espaço e voz”, conta a professora Joelma Bezerra.

Para a Alex William, estudante do curso de Licenciatura em Música e bolsista do projeto, a experiencia é une os conhecimentos na área de estudos. “Foi algo muito importante para mim como estudante, pois eu pude ter a oportunidade de usar os conhecimentos que eu vinha adquirindo dentro da sala de aula, juntamente com a minha prática musical, tocando na noite, além da minha vivência em escolas de música”, destaca.

Já a funcionária pública Débora Ribeiro é aluna do “Música Popular: do gesto ao canto”. Ela relata que desenvolveu o potencial musical por meio do projeto, onde desde 2015 se sente muito acolhida. “Foi uma oportunidade para que eu pudesse desenvolver ainda mais o canto, essa arte que estava de uma certa forma adormecida e que as atividades do projeto despertaram em mim”, afirma.

Para conhecer o trabalho não perca o UFPA Comunidade desta semana.

  • Sexta-feira (20.01), às 10h e 21h;
  • Domingo (22.01), às 15h (reprise);
  • Terça-feira (24.01), às 15h (reprise).