Com o tema “O papel do calouro da UFPA”, o Trote Solidário e Sustentável arrecada livros, apostilas, cadernos, borrões, além de outros materiais que provavelmente iriam parar no lixo comum.

Para a responsável pela campanha, a técnica da Coordenadoria de Meio Ambiente, Lúcia Almeida, a iniciativa é um convite a reflexão. “Esse papel tem vários significados: o papel mesmo que o aluno usou como rascunho, caderno ou apostila, o papel do calouro agora como estudante que está entrando numa universidade pública. Além do significado da própria instituição, ou seja, o papel da UFPA dentro desse contexto de envolvimento com a comunidade”

Em seis anos de existência, o Trote Solidário e Sustentável já arrecadou mais de cinco mil quilos de papel. O destino são as cooperativas de materiais recicláveis da Região Metropolitana de Belém. Este ano, a campanha também envolve o projeto Arca da Leitura, que doa livros para as bibliotecas do Sistema Penitenciário do Pará.

Estudante do curso de Engenharia Sanitária, Samara França contou porque resolveu ajudar na ação como voluntária. “A importância de ser voluntária no trote é justamente exercer esse papel de cidadania. Além de futuros profissionais comprometidos com a mudança da nossa realidade a nossa volta, a gente pode estar fazendo esse papel ainda como universitário”

Entre os cerca de 8 mil calouros 2017 da UFPA, Ana Clara Lopes, do curso de Psicologia, também ressaltou a importância do trote solidário. “Assim como muitos dos estudantes que aqui passaram acumularam muito papel, muito cadernão, muita apostila, eu resolvi dar um destino melhor do que só o lixo, reciclar é bem melhor. Isso que eu pensei na hora de trazer o material, fazer alguma coisa pelo planeta.”

Aprovada no curso de ciências contábeis, a caloura Jamilly Roberta precisou de ajuda da irmã para trazer todo o material acumulado durante a preparação do vestibular. Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, Jamilly teve uma motivação a mais para doar as apostilas e os livros que não vai mais precisar. “Tem o trabalho das cooperativas também, do emprego das pessoas, alimenta muitas famílias esse emprego e, por isso, com certeza é muito importante mesmo essa campanha.”

A campanha de arrecadação de papel fez parte da programação da Semana do Calouro 2017. Durante quatro dias, uma equipe de alunos voluntários recebeu os materiais no posto de coleta montado ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes, no campus básico do bairro do Guamá.

Texto e Fotos: Wallace Sousa - Rádio Web UFPA.