logo radio web ufpa

Na última aula magna realizada para marcar as boas-vindas aos novos estudantes da Universidade Federal do Pará, o professor e poeta João de Jesus Paes Loureiro contou um pouco da trajetória acadêmica dele, desde a entrada como estudante de Direito até se tornar professor dos cursos de Letras, Filosofia e Comunicação. 

“Eu queria receber os calouros com alegria, com entusiasmo e instigar neles a alegria e o entusiasmo por entrarem na universidade. Mas ao mesmo tempo despertar neles o espirito critico diante daquilo que a universidade tem como história. Mas que fosse, sobretudo, uma mensagem de esperança, de sonho, de alegria e da responsabilidade do calouro em criar o seu destino”, explicou Paes Loureiro sobre a escolha do tema da palestra “Caminhos, encruzilhadas, sonho e realidade”.  

A aula magna foi ministrada para os alunos dos cursos da área de conhecimento Linguagens, códigos e suas tecnologias.  

“Eu achei muito interessante. A fala do professor Paes Loureiro é muito inspiradora. Ele vem fazendo várias introduções a assuntos importantes que vão ser tratados na faculdade e também vão ser tratadas aqui dentro, os movimentos estudantis e a história da UFPA que é uma história muito bonita. Ele falou da época da ditadura quando ele estudou na UFPA. É muito linda a história do professor Loureiro”, comentou a caloura Keila da Silva, do curso de Letras. 

A programação da Semana do Calouro também teve orientações sobre as oportunidades para os estudantes, incluindo o Programa de Iniciação Científica, os projetos de extensão, a política de apoio a permanência dos alunos e também mobilidade nacional e internacional.

“Esse momento é muito importante para conhecer cada parte desse processo, cada setor da universidade que vai estar nos acompanhando. Agora, para tirar dúvidas ou buscar algo, a gente já sabe com quem falar, onde procurar. E isso é bom para nos situarmos dentro desse espaço”, destacou Bianca de Souza, caloura do curso de Letras-Libras.  

A nova estrutura da semana do calouro, antes realizada no ginásio de esportes da UFPA, inaugurou uma forma diferente de recepcionar os estudantes, proporcionando mais intimidade e conforto.

“Nós trouxemos do ambiente do ginásio que não era refrigerado para o Centro de Eventos Benedito Nunes. Mas aqui também não caberia todo mundo em um único dia. Em função da capacidade, dividimos a aula magna por áreas do conhecimento. As mesmas áreas que os alunos do ensino médio, ainda candidatos, estudaram para fazer as provas do Enem”, explicou o professor Mauro Magalhães, diretor de Mobilidade e Gestão de Programas, da Pró-reitora de Ensino e Graduação (Proeg).  

 

Reportagem: Wallace Sousa - Rádio Web UFPA.

Foto: Adolfo Lemos - Ascom UFPA.