A primeira Aula Magna da Semana do Calouro 2017 da UFPA teve como tema “Dos pássaros planadores ao dirigível: Júlio Cézar Ribeiro de Souza e realização da navegação aérea”. A aula foi ministrada pelo professor doutor Luis Carlos Crispino, da Faculdade de Física da UFPA. Ele falou do desenvolvimento de pesquisas realizadas na universidade, da divulgação científica e da produção e divulgação de materiais audiovisuais na internet sobre ciência e tecnologia.

Mas o tema principal da palestra foi a história de Júlio Cézar Ribeiro de Souza, cientista, poeta e jornalista paraense que viveu no século XIX. Nascido no município de Acará, na época São José do Acará, no nordeste do estado, Júlio Cézar se baseou nos voos de aves amazônicas, para estudar ciências aeronáuticas e criar balões dirigíveis. Os experimentos foram realizados em Belém, Rio de Janeiro e Paris. Ainda que fosse uma inovação para a época, Júlio Cézar não obteve recursos suficientes para que os balões pudessem ser melhor desenvolvidos e patenteados.

Assim, a invenção do paraense teria sido plagiada pelos engenheiros franceses Arthur Krebs e Charles Renard, primeiros a realizar um voo circular tripulado em uma aeronave motorizada. Para o professor Crispino, a história de Júlio Cézar serve para valorizar a memória da ciência no Pará e inspirar futuros pesquisadores. “Eu acredito que isso é uma injeção de autoestima no estudante, em especial aos calouros, pois ele percebe que não importa onde nasceu, de onde ele vem. A capacidade de realização está totalmente inserida dentro de si”.

O professor destaca ainda que a escolha do tema teve por objetivo trazer à tona uma história praticamente desconhecida por grande parte da população, apesar de extremamente importante. “Então, é uma sementinha que plantamos em um público totalmente seleto, ingressantes na principal universidade da Amazônia. O intuito é conseguir deixar essa mensagem de desenvolvimento de ideias próprias, autoestima, criatividade, capacidade de inovação e, ao mesmo tempo, da necessidade do conhecimento da própria história e do reconhecimento devido aos seus autores”, afirma o professor.

Um dos momentos marcantes da aula foi a menção a Eurico Bentes Costa, bisneto de Júlio Cézar Ribeiro de Souza, que esteva entre a plateia e foi ovacionado pelos estudantes. O calouro do curso de Engenharia Civil Ernani Neto gostou da abordagem e da metodologia utilizadas pelo professor Luis Carlos Crispino durante a Aula Magna. “Achei muito didática. Ele não se manteve numa postura apenas de professor e isso foi muito legal. Ele falou de um personagem da nossa história muito importante. Gostei muito”, revela o calouro.

Com as lições do passado e o entusiasmo do presente, os calouros de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias e suas Tecnologias começam a traçar, a partir de agora, um novo caminho para o futuro. “Eu pretendo me formar logo para trabalhar e ajudar as pessoas com o conhecimento que irei adquirir na Academia”, planeja Edymara do Rosário Costa, caloura do curso de Licenciatura em Química.

A área de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias e suas Tecnologias engloba os cursos de Matemática, Física, Química Industrial, Química, Sistemas de Informação, Ciências da Computação, Estatística, Ciências Naturais, Geologia, Oceanografia, Geofísica, Meteorologia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência e Tecnologia, Geoprocessamento; e das Engenharias: Agrônoma, Civil, de Alimentos, de Materiais, Mecânica, Sanitária, Elétrica, Computação, Telecomunicações, Naval, Química, Ferroviária e Logística, Biomédica, Industrial e de Pesca e Florestal.

Reportagem: Hojo Rodrigues - Rádio Web UFPA.

Foto: Adolfo Lemos - Ascom UFPA.