O público alvo foram os novos estudantes dos cursos de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Serviço Social, Turismo, Filosofia, Ciências Sociais, História, Geografia e Psicologia.

Na programação, a palestra “Sexualidade e Verdade em Michel Foucault”. A partir referências do autor francês, o professor de Filosofia Ernani Chaves explicou as relações entre sexualidade e verdade. O palestrante também usou as teorias de Foucault para debater questões atuais como a diversidade sexual. Uma forma de mostrar como a Filosofia pode ajudar a combater a discriminação enfrentada, principalmente, pela comunidade LGBT.

Para o professor Ernani Chaves, o assunto é de extrema relevância para disseminação entre os calouros. “É necessário que eles sejam imediatamente confrontados com o nível de questionamento que os esperam na Universidade Federal do Pará, na área das humanidades. Quer dizer, eles precisam desde logo saber qual a responsabilidade ética e política que eles têm por estarem nessa área”.

Antes da palestra, os calouros dos cursos de ciências humanas e sociais assistiram vídeo sobre os 60 anos da UFPA. Aprovada no curso de Administração, Lizandra Tavares, destacou a importância da programação. “Como a gente não conhece nada aqui na UFPA, ainda, tudo que eles mostraram é de suma importância para a nossa permanência na graduação”.

Lizandra revelou ainda as expectativas agora como estudante da maior universidade da Amazônia. “Eu espero daqui por diante ter muitas oportunidades tanto de trabalho quanto de conhecimento, muitas experiências boas e tudo que possa somar na minha formação”.

O segundo dia de aula magna na UFPA encerrou com um show de percussão da Atlética Acadêmica de Engenharia Mustang, que executou músicas da banda Eva.

Reportagem: Graziela Ferreira - Rádio Web UFPA.

Foto: Adolfo Lemos - Ascom UFPA.