logo radio web ufpa

A primeira Aula Magna da Semana do Calouro 2017 da UFPA teve como tema “Dos pássaros planadores ao dirigível: Júlio Cézar Ribeiro de Souza e realização da navegação aérea”. A aula foi ministrada pelo professor doutor Luis Carlos Crispino, da Faculdade de Física da UFPA. Ele falou do desenvolvimento de pesquisas realizadas na universidade, da divulgação científica e da produção e divulgação de materiais audiovisuais na internet sobre ciência e tecnologia. 

Leia mais...

Na última aula magna realizada para marcar as boas-vindas aos novos estudantes da Universidade Federal do Pará, o professor e poeta João de Jesus Paes Loureiro contou um pouco da trajetória acadêmica dele, desde a entrada como estudante de Direito até se tornar professor dos cursos de Letras, Filosofia e Comunicação. 

“Eu queria receber os calouros com alegria, com entusiasmo e instigar neles a alegria e o entusiasmo por entrarem na universidade. Mas ao mesmo tempo despertar neles o espirito critico diante daquilo que a universidade tem como história. Mas que fosse, sobretudo, uma mensagem de esperança, de sonho, de alegria e da responsabilidade do calouro em criar o seu destino”, explicou Paes Loureiro sobre a escolha do tema da palestra “Caminhos, encruzilhadas, sonho e realidade”.  

Leia mais...

O público alvo foram os novos estudantes dos cursos de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Serviço Social, Turismo, Filosofia, Ciências Sociais, História, Geografia e Psicologia.

Na programação, a palestra “Sexualidade e Verdade em Michel Foucault”. A partir referências do autor francês, o professor de Filosofia Ernani Chaves explicou as relações entre sexualidade e verdade. O palestrante também usou as teorias de Foucault para debater questões atuais como a diversidade sexual. Uma forma de mostrar como a Filosofia pode ajudar a combater a discriminação enfrentada, principalmente, pela comunidade LGBT.

Leia mais...

Atentos e curiosos, os calouros das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde participaram do terceiro dia de aula magna, na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Os novos estudantes assistiram palestra com o tema “Síndrome metabólica e fatores de risco para doenças cardiovasculares no arquipélago do Marajó: um problema de saúde pública”.

A aula no Centro de Eventos Benedito Nunes foi ministrada pelo diretor geral do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA (ICB), Ricardo Vieira. De acordo com o professor, o assunto síndrome metabólica no Marajó foi apresentado aos calouros por representar doenças não transmissíveis e que estão aumentando, cada vez mais, na Amazônia, como a obesidade, diabetes, hipertensão e colesterol alto.

Leia mais...

Com o tema “O papel do calouro da UFPA”, o Trote Solidário e Sustentável arrecada livros, apostilas, cadernos, borrões, além de outros materiais que provavelmente iriam parar no lixo comum.

Para a responsável pela campanha, a técnica da Coordenadoria de Meio Ambiente, Lúcia Almeida, a iniciativa é um convite a reflexão. “Esse papel tem vários significados: o papel mesmo que o aluno usou como rascunho, caderno ou apostila, o papel do calouro agora como estudante que está entrando numa universidade pública. Além do significado da própria instituição, ou seja, o papel da UFPA dentro desse contexto de envolvimento com a comunidade”

Leia mais...